domingo, 3 de abril de 2011

Filosofia Geral A VITÓRIA DO CRISTIANISMO SOBRE A FIOSOFIA GREGA

FILOSOFIA GERAL
A VITÓRIA DO CRISTIANISMO SOBRE A FIOSOFIA GREGA
1ª) Quais as ideias do cristianismo adquiriram autonomia e foram reformados pela filosofia moderna e até por ateus?
-A Idéia de que o valor moral de um ser humano não depende de seus dons espirituais ou de seus talentos naturais, mas do uso que ela faz deles, de sua liberdade e não de sua natureza, foi oferecida à humanidade pelo cristianismo e muitas morais modernas, não cristãs e até mesmo anticristã, vão adotá-la apesar de tudo. Eis por que seria inútil querer passar sem transição do moderno grego a filosofia moderna sem dizer uma palavra sobre o pensamento cristão.

2ª) Faça um resumo dos cinco traços fundamentais que estabelecem uma ruptura radical docristianismo com o mundo grego?
1º O divino, antes identificado com o universo, agora se personifica em Cristo, que sugere que a razão deve dar lugar à fé:
 2º) Personalização da salvação na pessoa de Cristo. Os dois aspectos fundamentais da theoria mudam do cosmos para uma pessoa e da razão para a fé. Portanto, o segundo traço de ruptura é a fé, e com ela a confiança num Outro, ocupando o lugar da razão.
3º É a humildade de quem crê, não mais o entendimento dos filósofos: humildade para aceitar Jesus como divino e para abandonar a razão em prol da fé.
 4º) A filosofia se subjuga à religião, pois não desaparece inteiramente, mas se adapta. Está presente na interpretação dos símbolos e das parábolas e na interpretação da natureza como obra de Deus.
 5º) A filosofia torna-se escolástica, não mais uma sabedoria, mas uma disciplina escolar, sendo que contemporaneamente, a filosofia ainda traz esse reflexo, quando ela se reduz a uma história das idéias, acompanhada de um discurso.


3ª) O cristianismo no plano moral apresenta três novas idéias não essencialmente gregas. Faça um resumo dos três traços característica da ética cristã que se tornaram as idéias centrais da modernidade.
1º)  é constituído pela liberdade de escolha e a idéia de igualdade entre os homens, podendo ser considerado o início da democracia. A aristocracia grega dá lugar à meritocracia do cristianismo, ou seja, a forma como o ser humano desenvolve suas qualidades recebidas. A liberdade torna-se fundamento da ética, não mais a natureza, onde o uso dos dons pode ser virtuoso, não os dons em si.
2º) quanto à ética, é quando o espírito, a consciência, se sobrepõe à lei. Assim, o cristianismo torna-se inovador com relação ao mundo grego e ao judaísmo, não impondo juridicidade à vida cotidiana de forma estatutária.
 3º) com o cristianismo surge uma nova idéia de humanismo, com outra conotação ética em que todos os homens se equivalem. Surge a primeira moral universalista com o cristianismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário